Até pouco tempo atrás, tínhamos um Diesel 100% de fonte não Renovável (Petróleo), quimicamente mais estável e que não se degradava facilmente;
Porém, por questões ambientais, nosso combustível vem sofrendo alterações nos últimos anos…


Desde 2005, o Diesel passou a ter Biocombustíveis de fontes Renováveis; Apesar de ser ótimo para o meio ambiente, o Biodiesel na mistura deixa o combustível mais Instável e essa porcentagem tem aumentado a cada ano.

Como saber se o combustível está degradado?
Hoje, sabemos que grande parte dos problemas mecânicos em motores a combustão são causados pelo consumo de um combustível “estragado”. Sim, o combustível estraga e nos últimos anos, tem degradado cada vez mais rápido! Quer saber como isso ocorre?
A água é o principal inimigo do combustível e aumenta naturalmente em todos os tanques de abastecimento de combustível devido à condensação da água presente no espaço aéreo vazio dos tanques (do estado gasoso, com alteração da temperatura, ela se transforma para o estado líquido).
Onde há água, há vida e assim, bactérias, algas e fungos se proliferam, degradam o combustível e sujam os tanques de armazenamento.
E somados à água, surgem outros problemas como a formação de ácidos e vernizes que vão deteriorar as peças dos motores.
O DIESEL, ou gasóleo, combustível mais utilizado no Brasil, é um óleo derivado da destilação do petróleo bruto e usado como combustível nos motores movidos a Diesel.
Por questões ambientais, houve uma mistura de Diesel (Não Renovável), com o Biodiesel, que é um combustível biodegradável, derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais.
Saiba mais sobre DIESEL e BIODIESEL e quais as diferenças entre eles.
Assim, o Biodiesel é ótimo para o meio ambiente, mas essa mistura (Diesel + Biodiesel) torna este combustível bastante instável, o que exige cuidados especiais (Boas Práticas) para sua correta conservação.
A Mistura que começou com 2% de Biodiesel em 2005, já teve aprovação para 15% em 2023 e quanto mais Biodiesel presente, melhor para o planeta, porém, mais rápida é a degradação deste combustível!
Entenda sobre a velocidade de degradação do combustível.
Desta forma, atualmente, o Diesel pode sair fora de especificação com menos de 20 dias.
Assim como ocorre com o Diesel, A GASOLINA também é vendida nos postos brasileiros como uma “Mistura” (de gasolina e etanol); ideia que surgiu na segunda metade do século passado como uma estratégia para reduzir a dependência do petróleo estrangeiro.
Além disso, incluir um componente renovável também traz benefícios ao meio ambiente e hoje, a gasolina nacional possui 27% de etanol, o que também é ótimo para o planeta, por também ser proveniente de fontes renováveis, como a cana de açúcar, por exemplo.
A gasolina deveria se manter como uma Mistura única, homogênea; porém, quando se degrada, ela sofre uma “separação de fases” e o resultado disso é o etanol + água (mais pesados), irem para o fundo do tanque enquanto a gasolina, mais leve, permanece acima.