Ao olhar para um tanque de Diesel, parece que o combustível armazenado ali está uniforme e estável.
Mas, a realidade é bem diferente. Em uma análise técnica realizada pela TECCOM SERVICE, coletamos 5 amostras de Diesel de um único tanque, cada uma retirada de uma profundidade diferente e os resultados foram surpreendentes.
1. Superfície: aparência limpa, mas enganosa
Na parte superior do tanque, o Diesel pode parecer visualmente perfeito: translúcido e sem sinais óbvios de contaminação.
2. Logo abaixo da superfície: os primeiros sinais
Pouco abaixo da camada superficial, começam a surgir pequenas gotículas de água emulsionadas no Diesel. Esse é o primeiro indício de contaminação, muitas vezes despercebido a olho nu.
3. Camada intermediária: turbidez visível
Já na metade do tanque, o Diesel começa a apresentar perda de transparência. A água misturada com o combustível deixa o Diesel turvo, sinal claro de degradação mais avançada.
4. Mais para o fundo: mudança de cor
Quanto mais profundo se coleta a amostra, mais evidentes ficam os sinais de contaminação.
A cor original do Diesel já está comprometida, indicando oxidação e degradação severa.
5. Fundo do tanque: a degradação é bem evidente
No ponto mais crítico, no fundo do tanque, encontramos borra espessa, sedimentos, vernizes e Diesel totalmente degradado.
E é justamente esse combustível que costuma ser succionado primeiro pelo pescador para o sistema de injeção.
O resultado?
Filtros saturados, mangueiras entupidas, bicos sujos e danos irreversíveis à bomba injetora.
Portanto, saiba que muitas vezes, o “perigo invisível” encontra-se no fundo dos tanques, e Consumir Diesel em estados avançados de degradação, compromete diretamente o desempenho, a eficiência e a vida útil do motor.
Por isso, boas práticas de armazenamento e monitoramento contínuo são fundamentais para evitar prejuízos.
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