A limpeza de tanques de Diesel é muito importante para quem tem combustível armazenado para trabalhar com transporte, logística, grupos geradores, …
Porém, surgem muitas dúvidas sobre como ela deve ser feita, com que frequência e o que realmente faz diferença na manutenção do sistema de armazenamento de Diesel.
Então, vamos desvendar alguns Mitos e Verdades sobre o assunto:
1. O Hidrojateamento é prejudicial ao tanque e Diesel ?
Resposta: Verdade, o hidrojateamento utiliza água na limpeza e a água é o pior inimigo do combustível; ela acelera seu processo de degradação por criar um ambiente propício a proliferação de bactérias, algas e fungos, “limpando” o tanque num primeiro momento mas acelerando uma nova formação de borra no tanque na sequência.
2. A limpeza de tanque de Diesel só é necessária quando há contaminação visível?
Resposta: Mito, a contaminação por sujeira, água ou microorganismos pode ser invisível numa análise superficial, mas numa análise técnica, o Diesel pode estar oxidado e haver borra aderida ao fundo do tanque. A limpeza preventiva evita falhas, já que resíduos no combustível podem obstruir filtros e bicos injetores.
3. O tanque de combustível, Quanto mais cheio, melhor?
Resposta: Verdade, a umidade relativa do ar, sob o efeito da temperatura, passa do estado gasoso para o estado líquido (condensação).Isso ocorre 24 horas por dia dentro de todos os tanques combustível e assim a água vai acumulando dentro do tanque e contamina o combustível.
Portanto, quanto menos espaço aéreo vazio dentro dos tanques, menos condensação, menos água, menos microorganismos, ausência de Borra, ácidos e todos os problemas causados por esta contaminação.
4. Atualmente, Aditivos são indispensáveis na proteção do sistema de armazenamento de Diesel?
Resposta: Verdade, com as mudanças na composição do Diesel, ele tornou-se mais instável, podendo sair fora de especificação com menos de 15 dias, trazendo diversos problemas mecânicos aos motores.
A mistura que começou com 2% de Biodiesel em 2005, chegará a 15% a partir de 1º de Março deste ano, exigindo ainda mais boas práticas do consumidor com relação ao Diesel adquirido e armazenado.
E uma dessas práticas é a utilização do aditivo TS10, da TECCOM SERVICE, que proporciona ao Diesel uma proteção contra a degradação acelerada, garantindo maior durabilidade e qualidade ao combustível armazenado, aumentando a sua vida útil para 180 dias.
Ficou com dúvidas? Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo email ou pelo botão do Whatsapp no canto inferior direito e tire suas dúvidas com nossos especialistas! Estamos prontos para te ajudar a manter seu armazenamento de Diesel em perfeito funcionamento.